Extração

Extração

Café Coado – Técnica e Perfeição

O café coado

O café coado é a bebida de escolha da maioria dos brasileiros na hora de começar o dia, e consequentemente, coar o café passa a ser um ritual de bom dia!

Por isso vamos aqui resumir técnicas e receitas para um cafezinho sempre perfeito, tirando o máximo de sabor para ter uma bebida tão boa quanto o seu dia que está começando, mas antes vamos entender o que é o café coado, suas propriedades, benefícios, efeitos e como fazer o melhor café.

Então aqui você irá aprender:



O que é o café coado e seus métodos de extração



O café coado, ou drip coffee em inglês, é na verdade um termo bem amplo, pode ser tanto o café típico brasileiro, coado em filtro de papel ou pano, quanto um café extraído num Hario Chemex, aqui em nossa receita vamos focar na técnica básica do café em filtro de papel, essa base serve para a maioria dos tipos de extração de café coado e ira lhe dar uma ideia geral de como fazer o melhor café!

Os exemplos mais famosos de métodos de extração para café coado são Hario V60, Hario Chemex, Kalita Wave, Coador de Pano e Coador de Papel em leque, cada um possui suas particularidades e nuances na hora do sabor, mas todos seguem a mesma base de extração e benefícios, deixaremos as especificidades para outro post, por hoje vamos focar no típico café brasileiro!

Vantagens do café coado



O café coado traz varias vantagens, mas a principal delas é o controle! Mesmo que aqui iremos apresentar uma receita base, a ideia do café coado é que você pode extrair a bebida com o sabor que quiser, basta dedicação, experimentação e ter os equipamentos certos, mas não se abale caso não tenha moedor para grãos ou um método de extração chique, você conseguira tanto controle e qualidade se usar café América moído e um coador de pano ou papel padrão.

Além disso, e ate por isso, o café coado é método que mais extrai as nuances finas de sabor do café, sendo o preferido hoje em dia entre os melhores baristas, e para os amantes da cafeína é o método que mais extrai a substância, sim mais que o espresso, em média 145mg por xícara.

Como fazer seu café coado



Começamos pelo mais importante, escolha seu café, o América clássico em embalagem almofada vem pronto para ser coado e ira render um café encorpado, forte e típico do brasileiro, já o América Premium Alto Vácuo traz mais frescor e uma bebida muito mais equilibrada, ou você pode escolher um café em grãos como o América Gourmet e ter todo o controle do processo! 

Escolhido o café e sua moagem, seguimos com a receita básica, para cada 200ml de água duas colheres de sopa de café, a partir desta proporção multiplique para a sua receita. Lembre-se de ferver um pouco a mais de água para molhar o filtro de papel, isso retira impurezas e melhora o sabor do café.



Com tudo definido os passos são simples:



  1. Despeje um pouco de água fervente no filtro para limpar as impurezas do papel.


  2. Coloque o café moído no filtro e tente deixar de maneira uniforme, sem morrinhos.


  3. Despeje água o suficiente para molhar todo o café, isso fará o bloom do seu café, onde ele libera o co2 e desperta para lhe trazer todo o aroma contido nele


  4. Depois de mais ou menos 30 segundos do bloom, despeje um terço da agua que sobrou e espere passar pelo pó, repita ate terminar toda a agua.


  5. Pronto você agora tem um café feito com excelência para começar seu dia!

Categorias

Voltar a página anterior

Deixe seu comentário